top of page
Marma_Chikitsa.jpg
Marma-0578-WEB.jpg

A Marmaterapia é uma parte importante do Ayurveda que ajuda a manter a saúde ao limpar a energia bloqueada.

A palavra Marma é de origem sânscrita ‘Mrin Maranae’. A frase em sânscrito, "mriyatae asmin iti marma" significa 'há probabilidade de morte ou sérios danos à saúde quando esses pontos são infligidos. Portanto, essas áreas são chamadas de marma. Marma em sânscrito também significa oculto ou secreto. Por definição, um ponto Marma é uma junção no corpo onde dois ou mais tipos de tecido se encontram, como músculos, veias, ligamentos, ossos ou articulações.

A Marmaterapia utiliza 107 pontos ou “portas” para o corpo e a consciência. A mente é considerada o 108º marma.

Os pontos principais correspondem aos sete chakras, ou centros de energia do corpo, enquanto os pontos secundários se irradiam ao longo do tronco e dos membros. Esses pontos variam em tamanho de uma a seis polegadas de diâmetro. Os pontos foram mapeados em detalhes séculos atrás no ‘Sushruta Samhita’, um texto ayurvédico clássico.

Durante a terapia, é feita uma estimulação muito leve de pontos do corpo, onde  bloqueios são removidos dos marmani, proporcionando relaxamento e força física e psicológica. Este é um processo poderoso e uma terapia que trabalha com pontos de energia sutis e sensíveis para abrir os canais de energia no corpo - os srothas.

Os pontos Marma, quando pressionados suavemente sobre a pele, podem estimular uma cadeia de eventos positivos.

bottom of page